sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um Cotidiano Amargo


Um Cotidiano Amargo

Pois bem o tempo passa e acontecimentos com meus filhos começaram e me dar problemas na escola, e adivinha, os dois mais velhos, estudam na mesma escola e no mesmo horário, a minha filha de 12 anos resolveu estudar escutando musica no celular com fone de ouvido, bem antes disso já tinha dado trabalho antes com as respostas e ausência da sala de aula sem autorização, a diretora estava me esperando com a expulsão deles já pronta, claro que compareci a escola deles vestido de macumbeiro, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é porque com o meu preceito (resguardo) eu não posso usar roupas que não seja branco, a não ser se for pra trabalho, incrivelmente na escola deles me pedirão a benção, e a conversa foi longa, bem enfim, uma determinada professora da minha filha a de inglês, segundo minha filha, disse que esse ano ela se veria com ela, e pegou o celular da minha filha a devolver somente com a presença do pai ou responsável, depois de dois dias eu fui à escola e adivinha, essa TAL PROFESSORA, NEM OLHOU NO MEU OLHO O TEMPO TODO, eu até busquei o olhar dela, mas ela se esquivava como jogador de futebool americano, e o que me mostrou foi que estava ASSUSTADA QUANDO ME VIU E OS COLARES NO MEU PESCOÇO TAMBÉM, começou a me dizer que a minha filha esse ano não sabia como seria, como iria ficar, pois o ano passado ela tinha se saído bem...

- Perdoe-me professora, mas como minha filha esta com as notas? Acredito que com o inferno que é essa escola e a falta de organização de funcionários que deveriam ser competentes, não me demonstraram nem um pouco o profissionalismo, no entanto não estou aqui para julgar a competência de todos, mas sim posso cobrar as dos professores como profissionais e como pessoas moralmente contratadas para educar crianças como os meus.

- O senhor tem que saber que eu não estou aqui para perder meu tempo em,.....,,........ – Claro que não professora, e ela já esta avisada para não portar mais esse aparelho e nem um outro mais, mas e quanto às notas dela, eu já lhe perguntei como esta às notas dela?

- Eu não sei, ainda não nos reunimos e não sei sobre as outras matérias e na minha....eu ainda não sei se ela vai se dar bem,

- Como assim, me corrige se eu estiver errado, ela é boa aluna, faz todos trabalhos, é claro que ela conheceu pessoas erradas que vocês estranhamente toleram aqui na escola, e isso a atrapalhou um pouco sim, mas me admira muito a senhora sendo a professora dela não saber as notas dela, mas esta afiadíssima em apontar erros, em falar mal da minha filha.

- O senhor me entendeu mal, é que é enregelar o uso de celular na escola e devido a essas, mas companhias ela vai se dar mal.

- Me desculpe, mas...., Ela vai se dar mal...!!!!!, Você esta afirmando, quando deveríamos estar pensando em como ajudá-la, isso seria a atitude mais correta de uma educadora.

Enfim, acredito que ela me entendeu muito bem, que eu não sou idiota e nem mais um pai sem estudo ou retardado como muitos são, se deixar eles fazem o que quer com nossos filhos e adivinha, realmente ela não sabia das notas porque eles ainda não tinham se reunido, e isso foi ontem dia 12/05/2011 e hoje foi feita a tal reunião às pressas sem avisar os alunos e as series voltaram para a casa sem aviso nenhum antecipado, meus filhos já estão espertos espero, porque ainda não foi resolvido a pensão dos três ainda e em breve eu vou dar nomes e por fotos deles aqui, cansei de tentar preservar a minha imagem com medo de processo, em breve.

Em casa as coisas estão cada vez mais quente, eu já consegui uma casa para alugar, uma casa ideal no preço que nem eu acreditei direito, mas ainda falta o emprego, sei também que precisou esperar até o fim do ano para levar meus filhos embora, o conviveo aqui em casa esta muito complicado, todos andam a flor da pele, e eu sendo o único homem da casa, tirando meus filhos que são menores, minha mãe esta com umas atitudes que demonstra ciúmes claro, a falta de credibilidade da parte dela me magoa muito, e a irmã dela, tudo é a irmã dela, essa mulher entra aqui em casa quando quer, na hora que quer e sem se anunciar, vai abrindo a porta e entrando, me desculpem, mas eu estou acostumado a tocar a campainha sempre, sempre bato na porta e pergunto se posso entrar mesmo se minha mãe morasse em outra casa, eu indo lá, tocaria a campainha ou chamaria batendo na porta, pra mim isso é educação e saber onde é o seu lugar, no entanto eu não me prendo com coisas pequenas e fúteis, mas estou muito incomodado de ver que meu filhos estão procurando espaço e aqui em casa não tem, aqui tudo é motivo de reclamação e eu estando de resguardo é pior, pois não entende que tem muita coisa que eu realmente não posso fazer, e sou cobrado disso, imagine só, as mesmas pessoas que ficaram no meu pé para fazer o santo, agora não entende e me critica por não poder fazer nada, já escutei da minha mãe que eu estou parecendo mulher de resguardo, quanto à parte da minha namorada que já é esposa, ela esta com dificuldades em sobreviver aqui em casa, minha mãe dificulta muito e o problema da minha avó que não sai da cama devido o problema de saúde. Tenho tido muitas visões e para mim isso é bom, mas para algumas pessoas, isso vai ser pior que a morte.

A minha esposa esta muito magoada a família dela esta criticando muito ela por causa da dedicação que ela esta tendo por mim, que na verdade, eu admiro muito, posso dizer que agora eu sei o que é realmente uma companheira, esposa, amante, e sobre a religião também falaram algo, mas não deveriam dizer nada na minha visão, uma vez que eles todos já foram do babado.

Ela já aprendeu muito sobre o candomblé, e quanto aqui em casa, meus filhos a idolatram e o amor que eles tem por ela não sei como explicar, ela esta muito empolgada com a nossa casa, que esta cada vez mais próxima, infelizmente o dinheiro que era para pagar a minha divida de pensão estava guardado com minha mãe e ela gastou todo o dinheiro, pagando penhor de jóias e moveis planejados, detalhe, quando ela gastou o dinheiro eu já sabia e estava longe dela, não podia me estressar com isso e nem falar com ela, por que eu ainda estava no centro e incomunicável, mas antes de vir pra casa, eu falei com o pai de santo sobre o que eu tinha visto e com a minha esposa também, isso como outras coisas também, ela fica indignada com a falta de fé de minha mãe, assim como ela já disse se a minha mãe e minha irmã me escutassem elas estariam melhores, o que importa mesmo é o que ela pensa, eu sei que sou a ultima pessoa que minha mãe vai acreditar em uma consulta ou em uma previsão, IMAGINO QUE É MAIS FACIL CRITICAR A PESSOA QUE PASSOA A VIDA TODA SENDO CRITICADO, DO QUE ACEITAR QUE ESSA PESSOA SEMPRE ESTEVE CERTA E LUTANDO SEM AJUDA PARA SUBIR E SIM COM PESO E COBRANÇAS SOBRE A SUBIDA, mas isso é outra historia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é e por que o Resguardo...

O Resguardo do Candomblé

O Resguardo, ou o que muitos chamam de preceito, é necessário por uma questão de respeito, de manter o corpo “limpo” de interferências outras que não sejam dos Orixás. O resguardo nos faz senhores de nós mesmos, aprendemos a dominar a nossa vontade, sacrificamos essa vontade visando um bem maior, não somente nosso, o da nossa comunidade, nossa família de santo.

Ele também mostra aos nossos Orixás a força da nossa vontade, que conseguimos usar a razão acima da emoção, da busca pelo prazer, que conseguimos sacrificar um pequeno momento de prazer por um bem maior que vislumbramos para nossa vida. É uma contribuição em troca de força que nos concedem. E acima de tudo é respeito.

É respeito ao trabalho feito em prol do nosso bm, é respeito pelo Orixá que esta sendo agradado naquela obrigação, é respeito pelo axé que colocaram em nossos orís.

A maior parte dos clientes do candomblé segue, mas não compreendem o porque dessas restrições, mas nós, iniciados, temos a obrigação de buscar saber como isso é encarado na casa de axé, como o Zelador vê as restrições. Como explica essas restrições.

Geralmente o resguardo inclui a inibição de sexo, bebidas, pimenta, cores fortes como preto e vermelho. Esses elementos têm uma ligação intima com o Orixá Exu.

Um Orixá que esta presente em tudo na casa de axé e que não deve ser solicitado ou se desviar do objetivo que é encaminhar nossos pedidos aos Orixás, naquele momento, naquele ritual. Depois de feito o trabalho, os rituais de oferta, ele é o responsável por encaminhar o axé dessas atividades ao mundo dos Orixás.

Quando estamos em trabalhos coletivos fazemos uma corrente naquele momento e cada pessoa é um elo, se um quebra o resguardo a corrente se desfaz, e o trabalho perde a força que deveria ter. Ninguém é prejudicado diretamente, pois o Orixá não é punitivo, mas a força não é a mesma. O trabalho não é visto e recebido da mesma forma pelos Orixás.

Por causa disso, vemos casas que fazem trabalhos iniciações que as pessoas só ficam sabendo da saída, o Zelador escolhe quem vai participar da corrente. E isso se reflete em perda de aprendizado. Se a pessoa é pouco solicitada na casa, ela passa menos tempo ali dentro e menos ela aprende.

Claro que temos casos de pessoas que impõem resguardos desnecessários, inventam quizilas de acordo com o seu gosto. O que é um desrespeito com quem é obrigado a seguir essas invencionices, e afronta aos Orixás que são usados para justificar uma mentira baseada no gosto ou desgosto do Zelador.

Temos esse tipo de resguardo coletivo, que enfraquece trabalhos coletivos quando é quebrado; e temos ainda os resguardados de trabalhos individuais. O Orixá quer ser obedecido e a quebra do resguardo, todo o trabalho foi em vão, não se concerta elos de confiança do dia pra noite, é preciso tempo para que Orixá perdoe nossa falha.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Voltando pra casa

A Volta do Guerreiro

Fui para Arujá, estava tudo certo, já estava ciente que ficaria 21 dias de reclusão e não sabia o que esperar, eu já conhecia o cardecísmo e a umbanda, mais o candomblé é tudo novo. Fiquei em um lugar separado dos outros e tudo pro mim era separado, desde a comida até quem me levava as coisas, tudo lá tudo é um mistério que não posso dizer muito e não ser sobre o meu preceito e o que aconteceu e acontece depois da minha raspagem no candomblé.

Então esta sendo assim.....

Fiquei afastado 43 dias, minha nossa, bem eu estou de preceito, não posso fazer varias coisas durante 03 meses, não posso passar nervoso nem levar sustos, não posso olhar no espelho e nem cortar o cabelo, não posso sentir dor, não posso com gritos, não posso dormir na cama e nem sentar na cadeira, só posso usar branco e sempre com a cabeça coberta, sendo de boné ou torço, também não posso namorar de forma nenhuma, as pessoas que chegam aqui em casa tem esperar lá fora até eu me retirar da sala e só depois de um tempo eu posso velas e cumprimenta-las sem abraços, não posso andar de trem e de metrô, não posso passar debaixo de pontes e nem em cima delas por causa do meu Orixá que tem muito a ver com isso, com ferro, não posso subir em escadas de madeirar ou de alumínios não posso tirar os dois pés do chão, não posso brigar e nem discutir, não posso com problemas nenhum e ainda tem horários que eu não posso estar na rua como 06:00, 09:00, 12:00, 13:00, 15:00, 18:00, 21:00 a 00:00, não posso ir a hospitais, cemitérios, velórios, delegacia, fórum, mercados... Lugares populosos não posso com aglomeração, com exceção de praia, mata e cachoeira que não posso durante um ano... piscina também.

Chegando em casa a recepção não foi boa, a não ser por meus filhos pequenos, minha mãe com toda a cultura dela já começou a me criticar por causa do que não pode e o que pode, que na verdade é quase nada..kkkkkkkkkk......, bem mesmo assim, as pessoas aqui não entende e qualquer coisa é motivo para me estressar no ultimo, sendo tirado de trouxa em casa, minha mãe começa e me depedrar com meus filhos e a primeira pancada foi dos meus filhos mais velhos, a de 12 anos levou a amiga dela, aquela que eu não queria a amizade, levou-a para a escola e a colocou na sala de aula para ela passar um recado de um traficante para outro menino devolver a arma dele indo parar na delegacia e entrando como laranja nessa historia toda, e quanto o J.J ele passou a responder os professores e não levar material escolar como não fazer as tarefas escolares, detalhe, minha mãe levou os meus filhos no conselho tutelar por causa disso, me fudeu de verde e amarelo, marcou com psicólogo, e isso tudo em quanto eu estava fazendo o santo, bem, ainda tinha que ir na escola pela ultima vez e resolvi tudo com uma conversa e franca, contei a verdade e a diretora entendeu, mas vai ficar de olho, minha mãe ainda não se conforma de eu ter resolvido assim tão fácil e depois que eu voltei as coisas melhoraram como disciplina respeito e educação não sei se é ciúmes ou o que, mas o JJ quando soube que eu ia a escola dele, eu fiz varia ameaças, pois sei que isso tudo que esta acontecendo é influencia de amigos de maus amigos na escola e começou a passar mal no dia seguinte, disse a minha mãe para não medicá-lo e ela estupidamente disse que medicaria sim, automaticamente começamos a discutir, e eu disse que o filho era meu e quem mandava era eu, quem tinha posto no mundo e sabia que não era para medicá-lo, e foi feio a discussão, lembrando que eu não posso ficar nervoso, mas tem tanta coisa acontecendo de errado que isso seria o menor dos problemas, como ser assustado estou sendo direto, sendo acordado de manhã com liquidificador funcionado criança gritando e um entra e sai de casa... a esqueci de dizer que estou dormindo na sala em esteira que estico no chão da sala ..................

Resolvidos os problemas das crianças agora eu tenho que resolver o meu problema do emprego, tenho que me empregar logo, assim pelo menos eu saio desse problema que esta se tornando aqui em casa.

Depois de ter raspado a cabeça, ter feito a santo, estou vendo as coisas de formas diferentes, com mais clarezas, e vendo as coisas lá na frente antes de acontecer, é muito estranho isso, me sinto mal com pessoas falcas e tenho dores de cabeças que parece enxaqueca, mas não adianta pedir aqui em casa por que não sou escutado, sei também que minha ex esta estudando em como me ferrar, coitada...................