terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dia-a-dia

     Todas as coisas simples da vida acontecem todas às vezes e ignoramos isso como se fosse inútil e irrelevante ignorarmos o que sentimos, ouvimos, vemos e falamos, somos parte de uma coisa maior que sabemos que existe, mas ignoramos, temos duvida ate mesmo de nossa existência e somente somos tocados pela nossa compaixão quando vemos algo que nos emociona. A vida deveria ser linda mas nos a complicamos claramente, porque não aceitamos o óbvio, sempre quando há algo de errado conosco tapamos os olhos e criticamos o próximo, mas..., e quando erramos por causa do erro de alguém primeiro, nos podemos justificar, mas vemos e vimos isso, então como nos comportar diante de tal acontecimento acredito que tudo tem um propósito nas nossas vidas, eu sei da minha e acredite, não gostaria de saber nem um pouco sobre o que sei.

Tempos Modernos

Volto a escrever novamente, e é com um profundo pesar que escrevo isso agora. Tenho analisado muitos acontecimentos que me fez chegar onde estou e digo claramente que ninguém esta safo de passar por situações embaraçosas ou confusões que o forcem desmontar o ponto mais primitivo que há no ser humano Incrivelmente vejo meus filhos seguirem para o mesmo rumo de forma diferente, e é algo que eu não posso mudar, apenas demonstrar amizade e carinho, mas como pra todo adolescente os pais são sempre ultrapassados em sua forma de pensar ou agir. Lembro que nos tempos remotos os antigos eram ouvidos, e suas experiências eram passadas para os mais novos e com isso aprender com os erros deles para não errar novamente ou tentar fazer melhor do que foi feito. A visão do jovem hoje em dia esta muito conturbada e destorcida eles não tem perspectiva de seu futuro e nem sabem o que querem direito, querem tudo e nada, enquanto nós quando éramos pequenos sabíamos bem o que queríamos, os jovens de hoje conhecem o álcool mais cedo, as drogas e o sexo, já nos conhecíamos as drogas para poder evitá-las o álcool quando nos formávamos e o sexo quando começássemos nossa independência, e ainda assim o sexo era visto como uma coisa prazerosa e hoje há uma vulgarização de tudo que se pode no sexo. Sinto-me culpado, culpado por ter conquistado isso para eles, acredito que tudo tem seu tempo certo e criamos uma forma monstruosa de informarão de fácil acesso, à Internet, raramente nossos filhos nos perguntam algo e isso é muito ruim, por que eles conseguem aprender por si só e não aceitam ajuda de ninguém, nem mesmo a nossa.

A Escola do Pai

Em casa eu não consigo me deslanchar, seguir em frente, tomar rédeas, ou seja, o controle dos meus filhos. O Junior me escondeu durante muito tempo o seu desempenho na escola, mas eu já sabia que ele ia mal, ele começou a mentir muito e não fazer as atividades na escola, e é claro que tive que por um ponto final nessa, a Luciane minha esposa perguntou se eu queria ajuda, ela passaria a olhar os cadernos do Junior todos os dias, e cobrá-lo por isso, acontece que por algum tempo funcionou e depois começou a ter muito projeto, ou seja aulas vagas, enfim foi quando eu enchi o saco e disse pra ele que iria à escola durante o intervalo para conversar com todos os professores, ele ficou branco em pensar que se eu fosse mesmo ele estaria ferrado, precisei me ausentar no dia e a Luciane foi no meu lugar, ela conversou com a coordenadora e com uma professora do colégio, pediu um caderno de outro aluno da mesma sala para comparar e adivinha... é... é bem isso mesmo, foi comprovado que ele não copiava e não fazia nada e ainda tentou debater com a coordenadora da escola dizendo que ele fazia sim e não era como ela estava dizendo, ficou procurando desculpas ou saída para se safar, a Luciane disse para ele parar com aquilo, e que se eu tivesse ido lá como disse que faria teria sido pior. Em casa me contaram tudo e com detalhes, assim eu pedi que fosse feito, pois se não for assim, pior pras crianças que precisam de correção, e então falei com o Junior.

- Já estou cansado disso Junior, e semana que vem eu vou a sua escola, vou comparar seu caderno e se não aparecer melhoras eu tenho uma sinta de couro sem fivela, e você vai levar uma surra, é a única vez que eu falo, entendeu isso, porque você vai apanhar, e disso eu tenho certeza, se você não melhorar você vai apanhar.

Estranhamente ele demonstrou melhoras em sua conduta em casa, fazendo lições e copiando textos sem ninguém falar nada com ele. Chegou o fim de semana, e ele passou o dia todo copiando lição, estranhamente passou a copiar texto do começo do ano, e eu deixei ele se matar um pouco e já com a mente cansada pensei é agora, chamei-o na cozinha:

- Junior, preste atenção!

Enchi um copo de água e puz em cima da pia da cozinha.

- Junior, você vem a mim dizendo que esta com sede, e ti dou um copo com água fresca, e lhe digo... beba filho, mate a sede e hidrate seu corpo com essa água... estranhamente sua sede vai embora e sem eu ver você da um gole e derrama quase toda a água na pia, isso para que eu pense que tomou a água e não a desperdiçou, deixando muito pouco no copo.... depois de algumas horas você realmente sente sede, sede como nunca sentiu, me aparece dizendo que esta com sede e pede mais água, e digo então....- meu filho, não tem mais água e talvez ficaremos sem ela por mais de 48 horas, mas não se preocupe pois o que lhe dei é o suficiente para garantir que seu corpo não desidrate por esse tempo....ai você para pra pensar, pois antes não estava com tanta sede assim e agora, como pretende resolver com sua sede, pois se me contar saberá que ficarei desapontado com sua atitude, pense bem... você iria colocar um pano em cima da pia e torcer no copo, ou sugaria direto da pia como fosse um aspirador, para aproveitar o que jogou fora?

Um silencio pairou na cozinha e estranhamente na sala também, onde as conversas se esticavam em volume alto, parecia que todos queriam saber o que eu estava falando pro meu filho.

- Não sei pai.

- Junior, você é inteligente, esperto, espero uma resposta criativa de você, você mente e mente muito, toda mentira tem suas conseqüências, nessa situação o que faria?

- Pai...eu não sei...!

- Pense bem Junior, tudo tem um por que, quando mentimos, os prejudicados somo nos mesmos, a sua escola se aplica com isso, tudo Junior tem o seu tempo, você estudar matéria do começo do ano agora, em setembro... isso vai ajudá-lo em que?

- Não sei...

- Junior, o copo com a água e sua escola tem mais haver do que imagina, você terá prova e a matéria que vai cair na prova não é a do começo do ano, e sim o que esta aprendendo agora... eu posso parecer chato mas me diz uma coisa, o que será do seu futuro?

- Como assim pai?

- Você vai crescer, a escola é muito mais do que você vê ou pensa, é na escola que aprendemos a responsabilidade para o trabalho, se você briga na escola e é indisciplinado, no emprego será a mesma coisa, você não ficara em emprego nenhum,na escolas aprendemos a fazer amigos e identificarmos pessoas boas e ruins, no emprego é a mesma coisa, você tem que saber com quem se relacionar no serviço, se não eles arrumam um jeito de te queimar no emprego e você ficara desempregado, a escola é o começo de tudo filho, se você não for um bom aluno quem dirá que será um bom profissional, sabe filho, você vai querer se relacionar com as meninas, e elas agora estão mais exigentes, sempre foi assim, vai chegar o dia em que você vai vir me falar que quer sair e eu vou dizer pode ir, mas você me dirá ir como sem dinheiro, você vai querer namorar e vai querer uma coisa seria com ela seja quem for, e se conseguir, pois elas querem um homem que seja promissor e de bom coração, e é claro que se for realmente um bom homem, você terá uma boa mulher, se for enganador mentiroso, terá uma mulher que não valera nada, e ainda pode ser traído, e lembresse que mesmo sendo bom você ainda corre o risco de ter esse tipo de mulher.

- Pai o que é isso, promissor?

- Ter uma boa renda, inteligente, amigo, verdadeiro, carinhoso sincero, um homem que possa ser um bom pai e esposo, você acredita que uma mulher que se preste vai interessar por você sendo do jeito que esta?

- É pai parece que elas farejam....

- Sabe Junior, como eu dizia, você vai crescer, você vai casar, e ter filhos, e como vai ser filho? Sua mãe me criticava me chamando de ‘senhor sabe tudo”, ela não estudou e tinha inveja disso como já me relatou um bom tempo atrás, ela não estudou porque não quis, oportunidade ela teve, e não foi só uma ou duas, ainda grávida de você ela estava na escola e arrumou motivo para sair e parar com a aula e eu não impedi, ela quis assim, você me disse que não conseguia aprender na escola e quando chegava em casa ela lhe batia porque não tinha aprendido na escola e ela mesmo me confirmou isso, antes de vocês virem morar aqui comigo, “VOCÊ VAI FAZER O MESMO COM SEUS FILHOS?”

- Não pai, eu não...

- E como vai ser então filho?

- É pai... você tem razão....

- Sabe Junior tudo tem o seu tempo, é isso que quero lhe falar, eu também tive o meu e como você também achava que os mais velhos enchiam o saco, e queria fazer tudo do meu jeito, achava até que iria morrer antes de ter filhos ou que não viveria até os meus 25 anos, olha eu aqui, com você agora, vou lhe dar outro exemplo, sabe Junior uma criança nasce e chora, para exercitar os pulmões, depois ela mama, aprendendo a se alimentar, com algum tempo ela engatinha, depois de mais um tempo ela começa a dar seu primeiros passos e com o tempo ela aprende a correr, você é igual, como todos nós tudo ao seu tempo, eu também aprendo a cada dia, e imagina só, vou morrer sem saber tudo, assim é a sua escola, o que você aprende no começo do ano, foi no começo do ano, depois se torna vergonhoso e muito mais difícil para fazermos, porque deveríamos estar fazendo outras coisas.

- Nossa pai, eu entendi..... nossa......

- Realmente espero que tenha entendido, e faça sua lição desse mês, se for ter prova com uma matéria que não tenha, ai então copie e estude, mas não perca tempo, estamos entendidos?

- Sim pai, estamos.